O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.
O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.
3 ETAPAS
1 Hidratação
A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.
Principais ativos para hidratação dos cabelos
D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.
2 Nutrição
O que é nutrição capilar?
Cabelos cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois sua curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Assim, entre os tratamentos mais indicados para eliminar o ressecamento está a nutrição capilar. A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Mas o que são lipídios? Basicamente, são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora aos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.
Principais ativos
Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.
3 Reconstrução Capilar
Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina.
Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.
Principais ativos para a reconstrução capilar
Colágeno:Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.